Resultados-chave e Projetos Estruturantes

A execução do Plano Estratégico acontece por meio de projetos estruturantes e do acompanhamento de resultados-chave estratégicos. Esses dois instrumentos são complementares: enquanto os projetos organizam os esforços para transformar objetivos em ações concretas, os resultados-chave permitem medir o progresso e avaliar os resultados alcançados. 

Cada resultado-chave e projeto estruturante está vinculado a um ou mais objetivos estratégicos, reforçando a coerência da estratégia e garantindo que todas as iniciativas estejam orientadas para a geração de valor público. Essa integração assegura que o esforço coletivo do conjunto autárquico seja direcionado de forma clara, transparente e efetiva.



Nesta página, você encontrará:

  • A lista de projetos estruturantes, com suas descrições e objetivos. 
  • A relação de resultados-chave estratégicos, com explicação de como serão monitorados. 
  • conexão entre objetivos, resultados-chave e projetos estruturantes do Mapa Estratégico.

Indicadores e Resultados-Chave (KRs)

Os indicadores estratégicos são métricas objetivas que permitem verificar o alcance das metas estabelecidas. Para cada objetivo estratégico, os indicadores são traduzidos em Resultados-Chave (KRs), que estabelecem metas específicas, claras e mensuráveis. Essa abordagem garante que o acompanhamento da estratégia seja feito com base em evidências, favorecendo a transparência e a objetividade na análise de resultados.

OE01: Fiscalizar o exercício profissional legal e ético com excelência e inovação, gerando impacto social positivo

KR 1.1
Acompanhar a evolução do percentual de identificação de irregularidades em ações de fiscalização e definir valor de referência.
1.1
Percentual de identificação de irregularidades em ações de fiscalização.
KR 1.2
Atingir um índice de regularização de infrações em fase corretiva de 65%.
1.2
Índice de regularização em fase corretiva
KR 1.3
Reduzir o tempo médio de julgamento de processos ético-disciplinares para até 415 dias (1ª instância), 670 dias (2ª instância) e 925 dias (3ª instância).
1.3
Tempo médio de julgamento dos processos no CAU

OE02: Desenvolver o protagonismo da Arquitetura e Urbanismo na promoção do bem-estar da sociedade

KR 2.1
Participar efetivamente de pelo menos 50% das 10 políticas públicas selecionadas para avaliação pelo CAU/BR.
2.1
Percentual de participação do CAU em políticas públicas que impactem a Arquitetura e Urbanismo
KR 2.2
Aumentar de 60 para 80 participações efetivas por ano do CAU/BR em iniciativas legislativas.
2.2
Número de participações efetivas do CAU no processo de formulação de leis e marcos normativos em âmbito Federal
KR 2.3
Executar 100% do valor obrigatório de investimento em ATHIS.
2.3
Índice de Adequação Orçamentária ATHIS (IAO-ATHIS)
KR 2.4
Realizar 100% das ações de ATHIS planejadas, sendo ao menos 2 por CAU/UF.
2.4
Índice de Resultados Alcançados (IRA-ATHIS)

OE03: Promover a aproximação com arquitetos(as) e urbanistas intensificando o apoio, interação e diálogo em todo ciclo da vida profissional

KR 3.1
Realizar 75% dos atendimentos a Arquitetos(as) e Urbanistas dentro do prazo estabelecido pela carta de serviços.
3.1
Índice de eficiência no atendimento ao Arquiteto(a) e Urbanista
KR 3.5
Aumentar a taxa de engajamento real nas redes sociais.
3.5
Taxa de engajamento real das redes sociais em âmbito nacional
KR 3.2
Executar 75% das ações planejadas de formação continuada e de apoio profissional.
3.2
Percentual de execução das ações de formação continuada e de apoio profissional qualificadas
KR 3.3
Alcançar 20% dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do país por meio de ações de valorização do ensino.
3.3
Percentual de alcance de cursos de Arquitetura e Urbanismo e a valorização do ensino pelo CAU
KR 3.4
Elevar a média de acessos por informativo do CAU.
3.4
Média de acessos aos informativos do CAU em âmbito nacional

OE04: Promover a integração e colaboração do conjunto autárquico, visando sinergia e sustentabilidade

KR 4.1
Reduzir o tempo médio de resolução de tíquetes dos serviços compartilhados para até 9 dias.
4.1
Tempo médio de resolutividade dos tíquetes dos serviços compartilhados
KR 4.2
Reduzir o índice de sustentabilidade financeira de 10 para 3, indicando maior saúde financeira do conjunto autárquico.
4.2
Índice de Sustentabilidade Financeira dos CAU/UF
KR 4.3
Reduzir o tempo médio de tíquetes dos serviços compartilhados em aberto.
4.3
Tempo médio dos tíquetes dos serviços compartilhados (GAD) em aberto

OE05: Fortalecer a governança institucional com foco em resultados

KR 5.1
Aumentar em 5% o índice de governança pública (iGOVPub) do CAU/BR e dos CAU/UF.
5.1
iGovPub – Índice de governança pública organizacional
KR 5.2
Garantir o monitoramento contínuo de pelo menos 80% dos indicadores estratégicos, conforme a periodicidade estabelecida para cada um.
5.2
Percentual de indicadores com monitoramento contínuo

OE06: Expandir a atuação em rede com parceiros públicos e privados

KR 6.1
Ter ao menos 1 parceria firmada ativa por CAU/UF básico, 2 por CAU/UF médio e 3 por CAU/UF grande.
6.1
Número de parcerias firmadas ativas

OE07: Aprimorar o fluxo operacional e a comunicação do conjunto autárquico

KR 7.1
Concluir o mapeamento de 5% dos processos prioritários do CAU.
7.1
Índice de mapeamento e otimização de processos

OE08: Promover a gestão eficiente de recursos e insumos

KR 8.1
Reduzir o índice de inadimplência para até 42% entre pessoas físicas e 66% entre pessoas jurídicas.
8.1
Índice de inadimplência
KR 8.2
Obter um índice de crescimento real da arrecadação de 2%.
8.2
Índice de crescimento real da arrecadação (ICRA)
KR 8.3
Aumentar o percentual de recuperação de passivo de anuidade de pessoa física para 20% e 10% para pessoa jurídica.
8.3
Percentual de recuperação de passivo de anuidade
KR 8.4
Obter os índices de RRT por profissional ativo de 4,7 (CAU básico), 4,6 (CAU médio) e 4,4 (CAU grande).
8.4
Índice de RRT por profissional ativo

OE09: Potencializar competências e engajar dirigentes e colaboradores em prol da inovação

KR 4.1
Reduzir o tempo médio de resolução de tíquetes dos serviços compartilhados para até 9 dias.
4.1
Tempo médio de resolutividade dos tíquetes dos serviços compartilhados
KR 4.2
Reduzir o índice de sustentabilidade financeira de 10 para 3, indicando maior saúde financeira do conjunto autárquico.
4.2
Índice de Sustentabilidade Financeira dos CAU/UF
KR 4.3
Reduzir o tempo médio de tíquetes dos serviços compartilhados em aberto.
4.3
Tempo médio dos tíquetes dos serviços compartilhados (GAD) em aberto

OE10: Fomentar a transformação digital no CAU

KR 10.1
Aumentar o NPS (Net Promoter Score) dos serviços digitais do CAU, indicando o grau de satisfação dos usuários.
10.1
Índice de satisfação com serviços digitais do CAU (NPS)
KR 10.2
Desenvolver 90% do CAU Digital.
10.2
Percentual de desenvolvimento do CAU Digital (acompanhado em 2026 e 2027)
KR 10.3
Executar 80% das iniciativas de Gestão e Governança de TIC do Programa Estratégico de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital do CAU.
10.3
Percentual de execução das iniciativas de Gestão e Governança de TIC do Programa Estratégico de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital do CAU (acompanhado em 2026 e 2027)
KR 10.4
Aumentar o nível de maturidade em governança de dados.
10.4
Nível de Maturidade em Governança de Dados

Visão: Ser a principal instituição reconhecida pelo fortalecimento do exercício profissional e da democratização da Arquitetura e Urbanismo.

KR 0.1
Aumentar o índice de imagem institucional.
0.1
Índice de Imagem Institucional

Projetos Estruturantes

Os projetos estruturantes são iniciativas estratégicas de grande relevância institucional, voltadas a gerar impacto significativo e sustentável sobre os objetivos estratégicos definidos. Costumam apresentar maior complexidade, demandando articulação entre diferentes áreas ou unidades e promovendo transformações que fortalecem a capacidade organizacional no médio e longo prazo.

Seus impactos e resultados serão mensurados por meio dos indicadores estratégicos, refletindo a contribuição direta desses projetos para o alcance dos objetivos institucionais. Cada projeto reúne ações transformadoras que potencializam o cumprimento do propósito institucional do CAU e favorecem a melhoria do desempenho do conjunto autárquico como um todo.

Conforme a definição estratégica, os Projetos Estruturantes deverão ser priorizados pelo conjunto autárquico no período de 2026 a 2030.

Portfólio de projetos

Política Nacional de Fiscalização
Área responsável: Assessoria de Fiscalização CAU/BR
Padronização e fortalecimento da atuação fiscalizatória no âmbito do conjunto autárquico, com diretrizes nacionais, sistemática de acompanhamento e apoio às unidades para maior efetividade das ações de fiscalização.
Programa ATHIS: acesso à arquitetura e urbanismo
Área responsável: Assessoria Especial da Presidência CAU/BR
Programa nacional abrangente para ampliar o acesso da sociedade a serviços de Arq&Urb de interesse social (conforme a Lei 11.888), promovendo maior integração entre as dimensões de habitação social, patrimônio cultural, saúde, acessibilidade e urbanismo social.
Qualidade de ensino e formação continuada
Área responsável: CEF-CAU/BR
Aprimoramento da qualidade do ensino (eixo I) e da formação continuada (eixo II) dos arquitetos e urbanistas visando pugnar pelo aperfeiçoamento do profissional de Arquitetura e Urbanismo.
Aproxima CAU
Área responsável: Gabinete Presidência CAU/BR
Fortalecimento da relação com o profissional por meio de ações estratégicas e alinhadas às suas necessidades.
Sustentabilidade financeira
Área responsável: GERFIN CAU/BR
Promoção da sustentabilidade econômico-financeira do conjunto autárquico, a partir de diagnóstico aprofundado, aprimorando a gestão de recursos, ampliando a transparência e garantindo maior independência dos CAU/UF.
Painel de Monitoramento Estratégico do CAU
Área responsável: Auditoria CAU/BR
Desenvolvimento de um painel integrado para consolidar e monitorar dados estratégicos do CAU, fortalecendo a governança e a tomada de decisão baseada em evidências.
Rede Colaborativa
Área responsável: AIP CAU/BR
Fortalecimento da Rede Colaborativa para integrar e articular CAU/BR, CAU/UFs e Entidades.
Transformação de Processos do CAU
Área responsável: GERPLAN CAU/BR
Implantação da Gestão por Processos no CAU para otimizar recursos, preservar o conhecimento e fortalecer resultados.
Política Nacional de Cobrança
Área responsável: GERFIN CAU/BR
Padronização de procedimentos e fortalecimento da sustentabilidade financeira por meio da criação e implementação de uma política nacional de cobrança.
Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
Área responsável: GEREX CAU/BR
Definição e implementação de diretrizes nacionais para o desenvolvimento de pessoas no CAU, alinhando práticas de capacitação, engajando empregados e conselheiros, fortalecendo a cultura de aprendizagem contínua e valorizando a diversidade e inovação.
Programa Estratégico de Tecnologia, Inovação e Transformação Digital do CAU
Área responsável: Gerência CSC CAU/BR
Agenda estratégica de modernização tecnológica e governança digital para geração de maior valor público.